(021) 2714-8746      contato@gavazzonidermatologia.com.br    |   

A pele dos olhos merece bastante atenção

Por ter uma pele mais fina, o contorno dos olhos é uma das áreas mais delicadas do rosto. Justamente por essa fragilidade é que se torna uma região mais suscetível à falta de vitaminas, nutrientes e hidratação. A carência desses itens tende a resultar em rugas, bolsas, flacidez e olheiras, deixando o visual pesado e cansado. 

Debaixo dessa pele há uma musculatura acionada constantemente para movimentar as pálpebras - por isso que enruga tanto. As olheiras surgem quando a hemoglobina (proteína do sangue) sai dos pequenos vasos e se deposita no tecido ao redor, por fatores como cansaço ou genética.

Mas com alguns cuidados diários é possível evitar ou retardar ao máximo esses primeiros sinais de envelhecimento. Os dermatologistas recomendam que a rotina de cuidados seja preventiva e comece, no mínimo, a partir dos 25 anos. Saiba quais são eles:

1.Maquiagem. Deve ser retirada completamente antes de dormir. Os resíduos dos produtos de beleza acumulados junto com a poluição e o suor apressam os sinais de envelhecimento e podem causar manchas irreversíveis na pele. Loções micelares são ótimas opções para limpar e tonificar a região. 

2.Toque delicado. Acredite, a região dos olhos é super frágil e deve ser tratada com gentileza. Não use a força para aplicar ou remover nenhum produto nesta área porque o atrito é nocivo e pode machucar.

3.Protetor solar. Também vale para o contorno dos olhos. Além do típico fotoenvelhecimento e surgimento ou agravamento de manchas, evita também o câncer de pele, pois até 10% dos tumores acontece nas pálpebras - sempre negligenciadas durante a aplicação do protetor.

4.Produtos específicos. Como tem peculiaridades, a região dos olhos exige cosméticos feitos especialmente para ela, que hidratem e tratem ao mesmo tempo. Além de exigir maior atenção com aqueles itens irritantes e não dermatologicamente testados. Cremes para o rosto podem não servir para os olhos.

5.Maus hábitos. Fumar, consumir álcool em excesso e não controlar o estresse determinam um estilo de vida que acelera o processo de envelhecimento, especialmente depois dos 40 anos.  

Com esses pequenos cuidados você evita o ressecamento e o envelhecimento precoce da área. Há, ainda, a possibilidade de recorrer a tratamentos estéticos não invasivos. Converse com um dermatologista de confiança sobre o procedimento mais adequado para o seu caso. 

Fonte: MedicalSite

15 de Agosto de 2019